Destaques

Funarte realiza festival online que une dança e acessibilidade

A Fundação Nacional de Artes acaba de lançar o Festival Funarte Acessibilidança. Companhias de dança da Região Norte são as primeiras a mostrar o talento e a diversidade local, por meio de espetáculos premiados, em vídeos com audiodescrição e Libras.
A iniciativa visa valorizar e fortalecer a expressão da dança brasileira, bem como fomentar a democratização, a inclusão e a acessibilidade desta manifestação cultural.
Para o público, já estão disponíveis as montagens Lua de Mel, de Tocantins; Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, de Rondônia; e Solatium, do Amazonas. Para acesso gratuito basta ir ao canal da Funarte no YouTube, redes sociais e Portal da instituição, ao longo deste mês. Os projetos contemplados nas demais regiões do país serão exibidos em breve.
O “Funarte Acessibilidança” foi criado a partir das ações de outro festival, realizado em 2020, também em formato virtual, e que premiou 25 projetos de vídeos de espetáculos que promovem o acesso de todos.
O coordenador de Dança da Fundação, Fabiano Carneiro, ressalta a importância de democratizar o acesso à produção artística pela população durante a pandemia.
A agenda do mês se encerra  no dia 30, e inclui a apresentação neo próximo dia 23, danças afro-brasileiras como o maculelê, jongo e a capoeira. Nas apresentações, o coordenador de Dança Fabiano Carneiro participará de live com diretores, artistas e convidados.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo