Destaques

Ato no Rio marca Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Um ato às 16h, nas escadarias do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do estado, e a inauguração do Circuito da Diversidade, no mesmo horário, no Parque do Flamengo, marcam o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, no Rio de Janeiro, celebrado nesta segunda-feira (28).
O ato é organizado por lideranças do movimento que compõem a Frente LGBTI+ do Rio. Lembrando a Marcha De Stonewall, que deu início a movimentos do gênero em todo o mundo, ativistas sairão em caminhada da Alerj até a Cinelândia.
Já o Circuito da Diversidade é uma iniciativa da prefeitura carioca. Nesta segunda serão instaladas as três primeiras placas do Circuito. A primeira, no Cabaret Casanova, no centro, palco de apresentações de artistas emblemáticos, como Madame Satã; a segunda, no Largo da Carioca, também no centro, endereço do extinto jornal A Pátria, em homenagem ao jornalista, cronista e teatrólogo João do Rio, que completa seu centenário de morte neste ano; e a terceira, no Parque do Flamengo, em frente à Rua Dois de Dezembro, em homenagem à arquiteta e urbanista carioca Lota de Macedo Soares, nascida em 1910.
Segundo o coordenador executivo da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, o Circuito Carioca foi pensado para homenagear personalidades LGBTs da história do Rio e que contribuíram muito para a história do país.
Comemorado há mais de 50 anos, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ remete a um dos episódios mais marcantes na luta dessa população por seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn, em Nova York, em 1969.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo