Destaques

Governo lança sistema nacional para identificar novas drogas

O governo federal vai contar com um mecanismo para identificar o surgimento de novas drogas no país. Instituído nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o chamado Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas vai permitir o combate mais ágil ao narcotráfico pelas forças de segurança brasileiras. 
O novo sistema vai ser abastecido com dados de órgãos como Anvisa, Polícia Federal e Receita Federal, além dos trabalhos das polícias civis, perícias oficiais e centros de pesquisa nas áreas de saúde e segurança pública.
O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, explica o alcance do novo sistema, que vai ser utilizado em caráter experimental durante um ano. A ideia é ter um sistema unificado para transmissões de informações sobre características de novas substâncias psicoativas.
O relatório mais recente da Polícia Federal incluiu 29 substâncias na lista de novas drogas identificadas no país. As mais comuns são as feni-leti-laminas e as catinonas sintéticas, que simulam efeitos de drogas como cocaína, anfetaminas, metanfetaminas e MDMA.
O Secretário Luiz Roberto Beggiora destaca também a crescente apreensão de drogas vendidas supostamente como versões mais puras do ecstasy, e os riscos dessas substâncias à saúde.
Após mapear os fluxos de trabalho e as rotinas de disseminação de informações, o Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas será implementado de forma definitiva. 
O Ministério da Justiça e Segurança Pública destaca que a notificação de novas drogas permite que as substâncias sejam identificadas e monitoradas, bem como possibilita políticas públicas na área de prevenção e combate ao tráfico de drogas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax