Covid-19: Ceará vai a Justiça para exigir teste ou vacina em aeroporto
O governo do estado do Ceará vai entrar na Justiça para exigir que passageiros só embarquem em voos para o estado com a comprovação de esquema vacinal completo ou teste negativo para a covid-19, realizado 72 horas antes da viagem.
A informação foi dada pelo governador Camilo Santana durante transmissão ao vivo pela internet nessa sexta-feira. Santana explicou que foram identificados 15 casos da variante delta no estado em menos de duas semanas de testagem de passageiros no aeroporto de Fortaleza, e que por isso a decisão foi tomada.
Presente na live, o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Sobrinho, informou que no núcleo de testagem do aeroporto Pinto Martins, 5% dos passageiros e tripulantes de voos interestaduais têm sido testados, de forma aleatória, contra a covid-19. E que, para evitar a transmissão comunitária da cepa, o governo do estado estuda a ampliação desses testes.
A preocupação com a variante delta no Ceará fez ainda o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus decidir por manter as regras do decreto atualmente em vigor, sem flexibilização na abertura da economia.