Destaques

Maioria das empresas que adotou ações ambientais visa melhorar reputação, aponta IBGE

Menos de 56% das grandes empresas consideradas inovadoras no Brasil implementaram ações com impacto ambiental, entre os anos de 2015 e 2017. E se forem consideradas empresas inovadoras de todos os tamanhos, a proporção cai para 40,6%, e fica abaixo de 40 no caso daquelas com menos de 49 empregados. Os dados são do suplemento sobre sustentabilidade e inovação ambiental da Pesquisa de Inovação, divulgado nesta sexta-feira (3) pelo IBGE.

De acordo com o estudo, as inovações são implementadas principalmente pela necessidade que as empresas têm de construir uma boa reputação, inclusive para o mercado externo, motivo apontado por 59,4% delas, e que passa de 81% no caso do setor de eletricidade e gás. Mas o interesse mercadológico não descarta a obrigação legal, já que mais de 46% dessas empresas também implementaram inovações para estar de acordo com as normas ambientais vigentes. O gerente da pesquisa Flávio Peixoto diz que é preciso olhar também para a motivação menos relatada, o apoio governamental, declarado por 11,2% do total de empresas e por apenas 5% no setor de serviços, para identificar como essa inovação pode crescer.

A pesquisa também identificou quais as inovações implementadas e as mais frequentes delas foram a reciclagem de resíduo, água e materiais, realizada por 57,9% das empresas, e a redução de ruído ou da contaminação da água, do solo ou do ar, declarada por 51,3%. De acordo com Peixoto isso se deve principalmente ao fato de que 80% das empresas inovadoras são indústrias, que, logo, implementam inovações mais afeitas aos seus processos produtivos.

Ainda de acordo com o levantamento, apenas 4,1% das empresas pesquisadas produziram relatórios anuais de sustentabilidade no período analisado, o que sobe para 5,6% no caso das empresas inovadoras e só alcança um percentual considerável de mais de 51% entre as empresas do ramo de eletricidade e gás. Pelo próprio ramo de atividade, esta também foi a única atividade com um percentual considerável de empresas que produziram energias renováveis: 53,7%. Já analisando o total de empresas consideradas inovadoras, esse percentual foi de apenas 4,2.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax