Covid: prefeitura do Rio interrompe vacinação da 1ª dose por idade
Devido à falta de vacinas contra a covid-19, o município do Rio de Janeiro suspendeu o calendário de aplicação da primeira dose por idade. Agora, seria a vez, de jovens de 24 anos.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou que na madrugada desta quarta-feira (11), a cidade recebeu 37.962 doses, mas que a quantidade é insuficiente para vacinar os cerca de 70 mil cariocas com esta idade.
Soranz disse que há a expectativa de que o Ministério da Saúde faça ainda nesta quarta a entrega de novas remessas. Caso não se confirme, o calendário continuará suspenso para os jovens.
Segundo ele, no momento, só há estoques para garantir a aplicação da primeira dose nos adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães que tiveram bebês há 45 dias. A segunda dose também está mantida, conforme a data prevista no cartão de vacinação.
A remessa total entregue pelo Ministério da Saúde ao estado na madrugada foi de 94.770 doses da Pfizer para primeira aplicação e 3.500 da Astrazeneca para a segunda aplicação.
Equipes da Coordenação Geral de Armazenagem da secretaria estadual de Saúde, em Niterói, ficaram de prontidão para receber os imunizantes, checar a temperatura, inserir dados no sistema e liberar as doses aos municípios. Rio Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí já retiraram seus lotes, e para as demais cidades a entrega será realizada nesta quinta-feira (12).
Em nota, o Ministério da Saúde informou que após a liberação das vacinas para o envio, a operação logística é montada em tempo recorde e as doses chegam aos estados e ao Distrito Federal em até 48 horas.