Destaques

Após flexibilização da quarentena, São Paulo registra novo recorde de mortes e casos de coronavírus

São Paulo registrou um novo recorde de mortes e de novos casos de coronavírus. Em 24 horas, 327 pessoas morreram por coronavírus e o número total de mortes chegou a quase oito mil: são 7.994 vítimas da doença. O número de casos também deu um salto recorde de sete mil, passando de 118 mil casos confirmados.

O crescimento acontece na primeira semana do Plano São Paulo, que prevê a flexibilização da quarentena conforme a situação de cada cidade. Pelo plano, a capital paulista, que concentra o maior número de casos e de óbitos de todo o país, já pode retomar algumas atividades como abertura de shopping centers e imobiliárias.

Questionada se a decisão de flexibilizar a quarentena não foi precipitada, a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, disse que não dá para tomar decisões com base nos dados de um único dia. Apesar da decisão do estado, a prefeitura de São Paulo ainda não autorizou a retomada das atividades. Mesmo assim, a cidade voltou a registrar congestionamentos nos horários de pico e estabelecimentos comerciais de diferentes áreas já começam a funcionar.

Nesta terça-feira (02) a reportagem flagrou lojas de roupas, papelarias, armarinhos e de equipamentos eletrônicos funcionando. Todas com algum tipo de bloqueio na entrada, mas atendendo pessoas nas ruas e causando pequenas aglomerações. Em frente ao Hospital das Clínicas, que tem a maior unidade de atendimento a pessoas com coronavírus de todo o país, vários camelôs vendem água, refrigerantes, doces e milho cozido. Os comerciantes se recusaram a falar com a reportagem.

O plano de flexibilização que classificou os municípios do estado em cinco diferentes fases também está sendo questionado por cientistas. Grupos de pesquisa ligados a USP, Unifesp e a Universidade federal do ABC, o Ação Covid-19 e o Portal Covid, alertam que o plano está sendo implantado com o número de casos e de óbitos ainda em ascensão e que isso pode levar o sistema de saúde do estado ao colapso.

Nesta quarta-feira (03), o governo do estado vai apresentar um balanço da primeira semana desde que o plano foi anunciado. Apesar do trânsito mais intenso nas ruas e avenidas e do movimento mais intenso do comércio, segundo o governo do estado, o índice de isolamento social foi de 49% na cidade de São Paulo, nessa segunda-feira (01). O índice mínimo, de acordo com o próprio governo, deveria ser de 55%.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax