Destaques

Substância da peçonha de vespas pode frear doença de Parkinson

Apoie o PlanetaOsasco

Mais de 200 mil brasileiros convivem com a doença de Parkinson, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E uma substância encontrada na peçonha da vespa pode ser usada para evitar o avanço dessa doença neurológica, que afeta os movimentos, causando tremores, lentidão, rigidez muscular, alterações na fala e também na escrita.
Profissionais da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), coordenado pelo Ministério da Saúde, estão estudando o potencial da neurovespina. A pesquisadora Márcia Renata Mortari, da UnB, explica que a substância pode evitar o avanço da doença.   
“O objetivo do nosso estudo é exatamente combater a progressão da doença. A partir do momento que o paciente começar a tomar esse novo medicamento, a doença fica estagnada e ela não progride naquele indivíduo”.
O composto já está em sua formulação final. Márcia Renata Mortari ainda conta que nenhum efeito adverso grave ou de médio impacto ocorreu durante os testes realizados em camundongos e primatas.
O medicamento ainda não está à venda. A pesquisa está em fase de investimento para a finalização dos estudos pré-clínicos.  
*com supervisão de Sheily Noleto

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax