Prefeitura de SP exigirá comprovante de vacinação em comércio e evento
A capital da São Paulo vai exigir o comprovante de vacinação contra covid-19 para o acesso a eventos e estabelecimentos comerciais. Os locais que desobedecerem a determinação serão multados. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23) pelo prefeito Ricardo Nunes.
Segundo ele, será disponibilizado um aplicativo de celular que fornecerá para cada pessoa um QR Code. Esse código será lido pelas ferramentas dos estabelecimentos e informará o status de imunização da pessoa. O sistema deve ficar disponível até sexta-feira (27).
“Para que evitem que tomem multas, a gente tá oferecendo um mecanismo para que possam identificar as pessoas que estejam com a vacina”, declarou.
O engenheiro Thiago Gimenez, morador de São Paulo, concorda com a exigência.
A médica veterinária Michelle Naomi, também moradora da capital, aponta o benefício para a economia.
Em Pernambuco, o governo estadual lançou nesta segunda-feira o Selo Passe Seguro para certificar aplicativos que liberam a entrada do público em shows e eventos.
Empresas e startups vão poder desenvolver ferramentas para averiguar se a pessoa está apta a participar assim que ela comprar um ingresso, por exemplo.
O aplicativo que tiver o Selo Passe Seguro poderá acessar informações sobre esquema vacinal e resultados negativos do teste RT-PCR.
A advogada Bernadete Leitão, moradora de Recife, acredita que a população precisa manter as medidas de prevenção e vê como positiva a proposta do governo estadual.
O governo do Amazonas também passou a exigir, a partir desta segunda, a apresentação da carteira de vacinação com, pelo menos, a primeira dose, para acesso a bares e restaurantes.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Amazonas, Fábio Cunha, explica que a medida é uma grande responsabilidade.
Estados e municípios de todo o país têm aderido à proposta de exigir a carteira de vacinas para incentivar a população a manter o ritmo de imunização.
A pesquisa mais recente da Confederação Nacional dos Municípios mostra que das 1.896 prefeituras ouvidas, 1.046 são favoráveis à exigência da comprovação para entrada em comércios e eventos.