Destaques

Fiocruz: Média móvel ultrapassa 2 mil mortes diárias por covid-19

A média móvel de mortes diárias por covid-19 voltou a ser superior a 2 mil nesta quarta-feira, de acordo a ferramenta Monitora Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz. Esse patamar não era alcançado desde 10 de maio, e mantém um movimento ascendente observado a partir do dia 6 de junho.
A média móvel de casos também está em trajetória de subida. Nesta quarta-feira, ficou em mais de 72 mil registros, número bem próximo do recorde de toda a pandemia, alcançado em março, com cerca de 77 mil novos infectados por dia.
O pesquisador da Fiocruz, que coordena o projeto, Christovam Barcelos evita especular se isso é o início de uma terceira onda, mas afirma que o Brasil permanece hoje em um platô muito alto e instável.
O cálculo da média móvel é feito a partir da soma das notificações de um dia com as dos seis dias anteriores. Esse valor então é dividido por sete para se chegar a uma média daquele período, diluindo os picos e baixas isolados que podem ocorrer em momentos específicos.
Os pesquisadores da Fiocruz alertam ainda, que em 19 estados brasileiros a ocupação hospitalar já é considerada crítica. E apesar de boa parte dos estados brasileiros ainda apresentar tendência de manutenção da sua situação atual, em Rondônia e no Paraná já há indícios de que as mortes podem subir nos próximos dias, de acordo com o monitoramento da Fiocruz.
Uma alta no número de casos também já é prevista em São Paulo, Goiás, Roraima, Amapá, Rio Grande do Norte e Rondônia. Esses seis estados também devem registrar aumento das mortes daqui a duas semanas, considerando o intervalo padrão entre a infecção e o óbito de parte dos doentes.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax