Operação Jurumirim desarticula quadrilha que contrabandeava cigarros
A Polícia Federal em São Paulo deflagrou nesta sexta-feira (27) a operação Jurumirim para desarticular uma quadrilha que realizava contrabando de cigarros e criava empresas de fachada para sonegar impostos e ocultar a origem ilícita dos recursos.
Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em cidades do interior paulista. De acordo com levantamento preliminar da polícia, as fraudes fiscais do grupo somariam mais de R$ 25 milhões. Na apreensão, também foram encontrados quatro milhões de maços de cigarros contrabandeados. O grupo criminoso detinha posse de lanchas, carros de luxo, uma fazenda e até de um hospital.
De acordo com a PF, a organização se utilizava de terceiros para criar as empresas de fachada e cometer fraudes. Dessa forma, realizavam negociações de compra de imóveis, carros de luxo entre outros itens para ocultar a origem do dinheiro ilícito, principalmente oriundo de contrabando de cigarros.
As investigações continuam e os responsáveis vão responder pelos crimes de associação criminosa, sonegação fiscal, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.