Prefeitura do Rio suspende calendário de vacinação para adolescentes
O calendário de vacinação contra a covid-19 para os adolescentes no município do Rio de Janeiro foi suspenso novamente nesta quarta-feira, 1º de setembro. Estava prevista a repescagem para adolescentes de 16 anos ou mais e para esta quinta-feira, a imunização das meninas de 15 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a suspensão ocorreu devido à falta de entrega de doses pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
Nesta quarta, porém, a prefeitura manteve o início da aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 nos profissionais da educação das redes pública e privada. O secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, que acompanhou a ação, na Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão, zona norte da cidade, disse que a expectativa é vacinar cerca de 61 mil pessoas, entre professores, secretários escolares, merendeiras, pessoal da limpeza e todos os que trabalham com a educação no Rio. Ele lembrou que a finalização da imunização dos profissionais de educação é mais um passo para manter as escolas da rede abertas.
Ainda na capital, estão sendo imunizadas nesta quarta-feira, pessoas com 40 anos ou mais, gestantes, mães que tiveram filhos recentemente, lactantes e pessoas com deficiência a partir de 12 anos. Os postos de saúde continuam aplicando também segundas doses, de acordo com a data estipulada no comprovante da carteira de vacinação.
O Ministério da Saúde informou que chegaram ao Brasil, nessa segunda-feira, 31 de agosto, 1,1 milhão de doses da vacina da Pfizer, a única com autorização para aplicação em adolescentes. A nota diz que as vacinas serão distribuídas aos estados e municípios nos próximos dias, após acerto entre representantes da União, estados e municípios, garantindo que a campanha de vacinação seja equânime em todo o país.