Destaques

Após três altas, PIB tem ligeira queda no segundo trimestre de 2021

Apoie o PlanetaOsasco

O Produto Interno Bruto teve variação negativa de 0,1% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os primeiros três meses. O resultado indica estabilidade e vem depois de três trimestres seguidos de crescimento da economia.
O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, chegou a  2,1 trilhões de reais. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE.
Com esse resultado, a economia brasileira avançou 6,4% entre janeiro e junho. O PIB continua no patamar do fim de 2019 ao início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,2% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.
De acordo com o IBGE, os principais responsáveis pelo desempenho da economia entre abril e junho foram os resultados negativos da agropecuária (-2,8%) e da indústria (-0,2%). Por outro lado, os serviços avançaram 0,7% no período.
No caso da atividade industrial, o maior peso resultou das quedas de 2,2% no setor de transformação e de 0,9% na atividade de eletricidade e gás e gestão de resíduos. Essas quedas quase anularam a alta de 5,3% da indústria extrativa e afetaram a produção automotiva, como explicou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
A estabilidade do PIB no segundo trimestre também reflete o consumo das famílias, que teve variação ZERO no período, ainda impactado pelos efeitos da pandemia. A queda na massa salarial real, o aumento da inflação e dos juros têm impactado o consumo das famílias, observou a coordenadora do Instituto,
A balança comercial brasileira teve uma alta de 9,4% nas exportações de bens e serviços, a maior variação desde o primeiro trimestre de 2010. Na pauta de exportações, destaque para a safra de soja estimulada pelos preços favoráveis. Por outro lado, as importações caíram 0,6% na comparação com o primeiro trimestre do ano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax