100 policiais foram mortos à tiro no Rio de Janeiro este ano
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro acaba de atingir a marca de 100 policiais militares baleados em 2021. O mais recente deles foi Daniel Alexandrino de Oliveira, de 32 anos, morto a tiros em Mesquita, na Baixada Fluminense, ao ser surpreendido quando estava em uma esquina no Bairro Juscelino, região central da cidade. Entre os PMs atingidos por tiros, 39 morreram.
Os dados são Instituto Fogo Cruzado e demonstram uma tendência de crescimento no impacto da violência armada sobre agentes de segurança. No ano passado, essa triste marca foi alcançada apenas no final de novembro, quase três meses depois do registrado agora.
Outras categorias de agentes de segurança, que incluem policiais civis, militares, penais, bombeiros, forças armadas, federais e guardas municipais também são vítimas da violência armada. No entanto, segundo o Fogo Cruzado, é possível observar que entre os atingidos, os PMs ainda são os mais afetados, representando 78% das vítimas. Ainda de acordo com o Instituto, diante da tensão permanente provocada pela violência armada no estado, os policiais militares do Rio têm quatro vezes mais chances de cometer suicídio que a população civil.
Dos 100 PMs baleados no Grande Rio este ano, 47 estavam em serviço e 53 de folga ou eram aposentados. Entre os municípios, o Rio liderou com 44 vítimas, seguido por São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, Duque de Caxias e Nilópolis.