Destaques

Para conter a covid, Batatais, em São Paulo, começa semana em lockdown

A cidade de Batatais, no interior de São Paulo, começou a semana em lockdown. O bloqueio total é uma forma de tentar conter o aumento de mortes no município em função do coronavírus.
Até domingo, 18 pessoas esperavam na fila por um leito nos hospitais da cidade. Batatais tem pouco mais de 60 mil habitantes e apenas 6 leitos de enfermaria e 8 leitos de UTI destinados a covid-19. 93% deles estão ocupados.
O lockdown foi anunciado na última quinta-feira e começou a ser implantado na madrugada de sábado, mas nessa segunda-feira as regras ficam ainda mais rigorosas. A partir das 20h, mesmo serviços essenciais como supermercados, padarias e açougues também vão ter que fechar as portas e só podem continuar vendendo com serviço de entrega a domicílio.
As proibições valem por 16 dias, até o dia 31 de maio e fazem do lockdown de Batatais o mais longo já adotado em São Paulo. Entre janeiro e fevereiro Araraquara também implantou um lockdown que durou 10 dias. Em março foi a vez de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, mas o bloqueio total valeu por apenas cinco dias.
Com o lockdown, o transporte público também foi interrompido e as escolas públicas e particulares suspenderam as aulas presencias.
Igrejas, fábricas, escritórios, salões de beleza, academias, clubes, lojas de material de construção, borracharias, oficinas mecânicas, loterias e o comércio em geral também ficam fechados até o fim do mês. Hotéis só podem hospedar profissionais de saúde e caminhoneiros.
Entre 20h e 5h está valendo o toque de recolher e quem desobedecer as regras pode ter que pagar uma multa de um salário mínimo, ou seja, R$1.100,00.
Mas o Comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Fracarolli, disse que o objetivo não é multar as pessoas e sim garantir que todos cumpram a determinação. Segundo Marcelo, no último final de semana a taxa de isolamento ficou acima de 55%.
Podem continuar funcionando nesse período, postos de combustíveis entre 6h e 20h, farmácias, serviços de saúde, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias mas só para casos de urgência e emergência. Também estão autorizados a coleta de lixo, cemitério apenas para sepultamento, entrega de cestas básicas pela prefeitura e provedores de serviços essências como água, energia e internet, mas apenas em esquema de plantão.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax