Destaques

Período de seca preocupa autoridades para os perigos de incêndio

O período da seca começa a preocupar autoridades e especialistas por causa dos riscos de queimadas pelo país, principalmente no Pantanal e na Amazônia. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto proibindo o uso do fogo para manejo ou limpeza de áreas em todo o país até o final de outubro. Atualmente, para fazer uso do fogo é necessária autorização de órgãos ambientais.
Em Mato Grosso, o governo decretou estado de emergência ambiental até novembro, devido a possíveis ocorrências de incêndios. No ano passado, o Pantanal teve 26% da vegetação do bioma consumida pelo fogo.
O secretário de Meio Ambiente do Estado, Alex Marega, informou que o orçamento para o combate aos incêndios mais que dobrou, passando de R$32 milhões para R$73 milhões.
Segundo o Observatório do Clima, coalizão que reúne organizações ligadas ao meio ambiente, a seca deste ano já é considerada a pior dos últimos 90 anos, o que contribui para as queimadas no Pantanal.
Em maio, o Congresso Nacional autorizou uma suplementação orçamentária para órgãos de fiscalização do meio ambiental, como Ibama e ICMBio. Segundo Suely Araújo, especialista em políticas públicas do Observatório do Clima, os decretos proibindo as queimadas não são suficientes e que trabalhos preventivos são necessários.
Ainda segundo o Observatório do Clima, junho foi o pior mês de queimadas na região da Amazônia dos últimos 14 anos. Foram registrados mais de 2,3 mil focos de incêndio, um aumento de 2% em relação a junho de 2020 e 22% de aumento em comparação ao mesmo mês de 2019..

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax