Destaques

Mãe poderá concluir curso de medicina perto da família, decide Justiça

Ser médica, casar e ter filhos. Esses eram os sonhos da Ana Luísa Guedes. Em 2018, tudo parecia estar indo exatamente como planejou: a brasiliense passou no vestibular e estava cursando medicina numa universidade federal em Niterói. Para isso, teve que deixar casa, família e amigos em Brasília e se mudar para a cidade carioca. Um ano depois, a surpresa: Ana Luisa estava grávida, com apenas 20 anos, no meio da faculdade e longe de toda sua rede de apoio. Ela decidiu concluir mais 2 semestres, voltar para Brasília e ter o bebê perto da família. A estudante conta que não conseguiria se manter lá por questões financeiras e familiares.
De volta a Brasília, ela tentou a transferência para uma universidade de Goiânia, mas os pedidos foram indeferidos. Foi aí que ela precisou acionar a Justiça para tentar continuar o curso de medicina numa faculdade perto da família. Ana Luisa disse que ficou surpresa e muito feliz com a decisão da justiça de autorizar a transferência para Goiânia e garante que isso mudou, para melhor, a sua trajetória como mãe e estudante, sem precisar abrir mão de nenhum dos seus sonhos.
Eduardo Sánchez foi o advogado que representou a Ana Luisa nesse processo. Ele conta que explicou para a família da estudante que não havia uma lei específica para o caso, mas que o pedido de transferência se basearia nos princípios da proteção ao direito à educação, à proteção à maternidade e à família. E deu certo. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região garantiu a Ana Luisa a transferência para o curso de medicina na Universidade Federal de Goiás.
O advogado garante que essa decisão representa a garantia do direito das estudantes que se tornam mães durante a faculdade em continuarem a seguir com seus projetos profissionais, sem abrir mão do suporte familiar necessário para isso. 
E toda essa história que a Ana Luisa viveu inspirou a estudante a criar uma página na internet para encorajar outras mães a não desistirem dos seus sonhos. Para conhecer um pouco mais dessa trajetória, basta acessar o perfil @medbymom, no Instagram.
 
 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax