Moradores do Acre reclamam dos preços das passagens de avião
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostrou que, de janeiro a setembro deste ano, o preço das passagens aéreas caiu 16,85% no país. Porém, essa queda não foi percebida no Acre, conforme relatam consumidores do estado.
O funcionário público Cleudon França, morador de Marechal Thaumaturgo, reclama do alto custo das viagens de avião.
A jornalista Sandra Brito mora em Santa Rosa do Purus, também interior do Acre. Para ela, os consumidores dos municípios isolados são os que pagam mais caro pelo transporte aéreo.
O Secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, reconhece a falta interesse das empresas aéreas na região norte.
Ele acredita que a chegada de companhias estrangeiras de baixo custo ao país pode ajudar a mudar essa situação.
O secretário Bob Santos disse que o Ministério do Turismo tem trabalhado com os estados para reduzir o ICMS do querosene de aviação para que o custo operacional das empresas seja menor e consequentemente reflita na redução dos preços das passagens.
Ele também informou que as companhias aéreas, em reunião realizada esta semana, garantiram que até o mês de janeiro haverá a recomposição total do mercado deixado pela empresa Avianca, que entrou em recuperação judicial.
A expectativa é que isso também possa contribuir para diminuir os valores pagos pelos passageiros.