Tema da redação surpreende no Enem: democratização do cinema no Brasil
O tema da redação do Enem deste ano pegou todo mundo de surpresa.
Os estudantes precisaram argumentar a respeito da democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Além do tema ter sido divulgado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é quem organiza o Enem, uma foto com a página com a proposta de redação foi reproduzida na Internet durante a realização do exame.
O ministério da Educação admitiu que a página é verdadeira, mas como ela foi publicada após o início das provas, alega que não há prejuízo ao Enem.
A origem e o responsável pela divulgação já estão sendo investigados. Para ser considerado válido, o texto precisava ter entre 7 e 30 linhas e ser coerente com a proposta, que é explicada nos textos motivadores dados na própria prova.
O professor de redação Daniel Remington disse que algumas listas de possíveis temas traziam a questão do acesso à cultura, mas não especificamente sobre o cinema.
E de acordo com ele, para se dar bem, o candidato precisa ter articulado pelo menos três argumentos defendendo uma posição clara e que demonstrem seu conhecimento sobre o tema.
Sonora: “A palavra-chave é o termo democratização, de fato. O candidato vai precisar lembrar de que, no nosso país, existem ainda algumas regiões em que o acesso a esse tipo de cultura ainda não é tão comum”, afirma o professor.
Apesar de surpreender, o tema foi recebido com otimismo por alguns candidatos, como Danilo da Silva Menezes, de 18 anos, que fez a prova no Rio de Janeiro e pretende cursar Educação Física.
Sonora: “Até achei fácil o tema. Dei dicas de acessibilidade para pessoas de baixa renda… Na redação eu fui bem. Na prova, já não sei”.
Já Camila Gomes, de 23 anos, que pretende fazer o curso de Fisioterapia, admite que precisou da ajuda dos textos motivadores.
Sonora: “Eu não esperava. Achava que seria alguma coisa sobre política. Não esperava mesmo, mas eles colocam uns textos pra ajudar a gente… aí dá para desenvolver legal”.
Neste primeiro domingo (3) de Enem, além de elaborarem a redação, os mais de cinco milhões de candidatos também precisaram responder 90 questões de Linguagens e Humanidades. No próximo domingo (10), a prova terá conteúdos de Ciências Exatas e da Natureza.