Destaques

Turma do STJ concede habeas corpus a ex-governador Pezão

Apoie o PlanetaOsasco

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu Habeas Corpus para substituir por medidas cautelares a prisão preventiva do ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, que deverá usar tornozeleira eletrônica.

Os ministros entenderam que não estão mais presentes as condicionantes para a manutenção da prisão preventiva.

O ex-governador foi preso em novembro do ano passado, quando estava em pleno exercício do mandato. Alvo da Operação Boca de Lobo, desdobramento da Operação Lava Jato no Rio, Pezão é acusado de fazer parte do esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral, de quem foi vice por oito anos.

Segundo o Ministério Público Federal, Pezão recebeu teria recebido mais de R$ 39 milhões em propina, entre 2007 e 2015. 

Além do monitoramento eletrônico, a decisão do STJ proíbe que o ex-governador se ausente do estado sem autorização judicial, ocupe cargos ou funções públicas e mantenha contato com os outros réus.

Pezão também deve comunicar imediatamente ao juiz sobre qualquer operação bancária superior a R$ 10 mil e permanecer em casa das 20h às 6h.

Ele está preso na Unidade Prisional da Polícia Militar do Estado, em Niterói, na região metropolitana do Rio. O advogado Fábio Mirza, que representa Pezão, comemorou o habeas corpus concedido a seu cliente.

Segundo Mirza, a decisão foi correta e deve ser cumprida. Ainda de acordo com o advogado, o ex-governador não deve deixar a unidade prisional da Polícia Militar, nesta terça-feira, uma vez que ainda é necessário notificar as autoridades responsáveis por cumprir a determinação do tribunal.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax