”Tem valor imensurável”, diz ouvinte no aniversário da Rádio Nacional do Alto Solimões
A mais jovem das Rádios da EBC, a Empresa Brasil de Comunicação, completa 13 anos neste domingo, dia 15 de dezembro.
A Rádio Nacional do Alto Solimões nasceu em 2006, e é resultado de um pedido da população local ao Ministério da Integração Nacional, por meio do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Alto Solimões, para que fosse criada uma emissora que atendesse à necessidade de comunicação entre os povos da região.
Localizada no município de Tabatinga, na região da Tríplice Fronteira, a rádio alcança ouvintes do Peru, da Colômbia e de nove municípios amazonenses, entre eles, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Fonte Boa.
Ouvinte e admiradora, Silvana Castelo Branco enviou uma mensagem de parabéns à equipe da emissora e relatou a importância da rádio para o Alto Solimões. Segundo a ouvinte, o rádio é um meio de comunicação imprescindível para comunidades ribeirinhas e distantes.
Quem coordena a equipe da emissora é a Miss Lene Ferreira, que conta que a Rádio Nacional do Alto Solimões mudou a realidade local, que, segundo ela, era isolada de informações da própria região e de outras áreas.
Miss Lene destaca ainda o programa Recados. Por meio dele, os ouvintes se comunicam com familiares e amigos.
Atualmente, a Rádio Nacional do Alto Solimões é composta por uma equipe de seis pessoas, entre apresentadores, produtores técnicos e operadores de áudio.
Eles produzem 31 horas de conteúdo regional para cinco programas. Nos demais horários, a emissora opera em rede com outras rádios da EBC.