PF desarticula organização que desviava dinheiro do futebol carioca
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira (18), uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de dinheiro de entidades ligadas ao futebol carioca.
Batizada de Cartão Vermelho, a ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e de afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, que teriam praticado crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
A investigação revelou o uso da Coopaferj, Cooperativa dos Árbitros de Futebol do Estado, na arrecadação de dinheiro, sem nenhuma contraprestação ou transparência nas contas.
Segundo a Polícia Civil, o presidente do Sindicato de Árbitros do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Fernando Rabello, chegou a ser preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Mas, ele foi liberado após pagamento de fiança no valor de R$10 mil e vai responder ao processo em liberdade.
Ainda de acordo com a corporação, Rabello teve uma evolução patrimonial incompatível com a função que ocupa.
Além da residência do presidente do Sindicato, os mandados foram cumpridos na casa do presidente da Coopaferj, Messias José Pereira, de integrantes das duas entidades. A sede da Federação de Futebol do Estado também foi alvo da operação.