Destaques

A virada do ano em São Luís vai homenagear o título do Bumba Meu Boi

Réveillon em São Luís, no Maranhão, será de comemoração pelo título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido ao Bumba meu Boi do Maranhão.

Na próxima segunda, dia 30, haverá um cortejo de bois que começará na praça João Lisboa, às 16h.

Depois, os brincantes seguem pela Rua Grande cantando diversas toadas tradicionais do folclore maranhense.

O ponto final da caminhada será a Praça Deodoro, na escadaria da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Como parte da programação, será exibido ao público o vídeo que foi apresentado à Unesco para a defesa do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em seguida, serão feitas homenagens à história e aos principais representantes do Bumba Meu Boi do Maranhão.

Diversos sotaques de Bumba Meu Boi estarão presentes como zabumba, baixada, orquestra, matraca e costa de mão.

O título foi conquistado no dia 11 de dezembro, durante a 14ª reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural, realizada em Bogotá, na Colômbia.

No Maranhão, o Bumba Meu Boi se diferencia por constituir um complexo cultural que compreende uma variedade de estilos e grupos. Também estabelece uma relação entre a fé, a festa e a arte, fundamentada na devoção dos santos juninos, nas crenças em divindades de cultos de matriz africana e nas lendas da região.

Além do Bumba Meu Boi, o Brasil tem outros cinco Patrimônios Imateriais: Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi; o Samba de Roda, no Recôncavo Baiano; o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife; o Círio de Nossa Senhora de Nazaré; e a Roda de Capoeira.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax