Destaques

Em tempos de pandemia, população deve redobrar atenção com fake news e golpes

Em meio a medidas para driblar o tédio do isolamento e produtos para ajudar na higiene como álcool em gel, o excesso de informações precisa passar por um filtro e a população tem que redobrar os cuidados com as fake news e, mais ainda, com os golpes que aparecem nos milhares de links compartilhados na redes sociais.

Checar tudo antes de acessar é uma das recomendações de empresas especializadas em segurança da informação.

Um simples clique em links que parecem inofensivos pode permitir o roubo de dados ou a invasão do aparelho celular de qualquer desavisado.

A publicitária paulista, Patrícia Tiemi, se arriscou e clicou em um desses links, na esperança de conseguir um frasco de álcool em gel, de graça.

A mentira envolvendo a cervejaria motivou a companhia a soltar uma nota de alerta sobre o golpe.

Segundo a empresa, o álcool em gel produzido não será distribuído a pessoas físicas e nem mesmo vendido. A destinação dos produtos é, exclusivamente a hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, para uso interno.

O levantamento de uma das empresas preocupadas com os golpes aponta a existência de mais de dois mil sites com a palavra “coronavírus” no endereço, sem o certificado de segurança, aquele pequeno cadeado que aparece junto com o nome do site, na tela.

A estudante baiana, Miriange Fernandes, conta que recebeu o link de cadastro para benefício de R$200 do governo federal. Desconfiada da ação, nem clicou, mas para quem havia enviado a ela, era tarde demais.

Em meio ao medo do contágio pelo novo coronavírus, os golpes mais atuais envolvem o assunto: as empresas de segurança da informação já levantaram mentiras, como liberação de acesso grátis a serviços de filme online, distribuição de kits gratuitos de higiene, pagamento imediato de auxílio do governo e até agendamento de teste do covid, em domicílio.

Muita gente já tem o olhar treinado para detectar esses golpes, mas em alguns casos, eles podem enganar até mesmo os mais experientes: na dúvida, o ideal é fazer uma pesquisa na internet ou checar no site oficial da empresa ou do órgão citado no link. Existem, também, agências e sites especializados em mostrar a farsa das fake news. E, além de tudo: desconfiar, sempre, dessas ofertas aparentemente bondosas que todo mundo compartilha pela internet.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax