Destaques

Literatura de cordel ganha em Brasília um cantinho especial, na Casa do Cantador

Apoie o PlanetaOsasco

Que Brasília é um caldeirão de culturas de todo o canto do país, todo mundo sabe! Mas se tem um tempero importante nesse caldo, é o povo do Nordeste e toda a sua riqueza cultural. Exemplo disso é a literatura de cordel, com seus versos rimados, impressos em folhetos e expostos em varais.

E no Distrito Federal, essa tradição ganhou um cantinho especial: a Cordelteca João Melchíades Ferreira, considerada um dos maiores centros literários exclusivos para a contação das histórias do homem do sertão. O acervo tem cerca de MIL E QUINHENTOS livros e livretos, tudo catalogado por um sistema de informática.

Subsecretário de Patrimônio Cultural da secretaria de Cultura do DF, Demétrio Carneiro, explica que a instalação é uma forma de manter a tradição e também incentivar novos cordelistas.

Demétrio conta que, durante este ano, estão previstas programações culturais a todo mês, incluindo atividades e oficinas.

O local, também, não poderia ser outro: fica na Casa do Cantador, em Ceilândia, considerada o reduto nordestino no quadradinho do Planalto Central. A casa do cantador, inclusive, é a única obra de Oscar Niemeyer fora do Plano Piloto. O nome da CORDELTECA é uma homenagem ao paraibano João Melchíades, um dos cordelistas mais populares do Brasil, que morreu em 1933.

Segundo a Secretaria de Cultura do DF, a criação do novo espaço é uma forma de valorizar a cultura nordestina e a comunidade local, que tem entre os fundadores, os famosos candangos que vieram do Nordeste para construir a capital do país.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax