Destaques

Festival de Cinema, Vladimir Carvalho e o público: conterrâneos velhos de guerra de Brasília

O Festival de Brasília não é um orgulho só para a capital. Ao longo de 52 edições, consagrou-se como o principal festival do cinema brasileiro. Sempre cercado por polêmicas, a história do evento se confunde com a carreira do cineasta Vladimir Carvalho.

Ainda sobre o festival, Vladimir chama atenção para a participação, sempre marcante, do público.

Paraibano de Itabaiana, Vladimir tem 85 anos e traz 24 filmes no currículo. Quem olha assim não imagina que ele tem essa idade, nem que já morou fora de Brasília. Até mesmo o destaque na filmografia, de acordo com ele mesmo, é um clássico do cinema nacional, produzido em 1991 e que conta a história da nossa capital.

Ao lado de Glauber Rocha, Vladimir Carvalho fez parte do movimento Cinema Novo, produzindo documentários. O filme de estreia, “Os Romeiros da Guia”, é de 1962. Dois anos depois, foi assistente de direção de outro clássico do cinema nacional, “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho. E chegou a viver na clandestinidade durante o governo militar.

O cineasta, que já registrou tantos aspectos da vida em Brasília, saúda a capital nesses 60 anos.

Nas próximas reportagens, vamos falar sobre como as notícias mostram Brasília para gente, que mora aqui, e para quem vive fora do DF.

* Com Produção de Renato Lima

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax