Destaques

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

O dia 13 de maio, que este ano marca os 133 anos da libertação dos escravos no Brasil, terá uma programação virtual dedicada à data. A Orquestra Afro-Brasileira fará um show para comemorar os 79 anos de fundação.
O maestro, compositor, percussionista e barítono Carlos Negreiros tem a mesma idade da orquestra e está à frente do projeto. Ele, que é o único remanescente da formação original, fala do estilo musical do grupo e da reação que provoca no público.
Fundada em 10 de abril de 1942 por Abigail Moura, a OAB inovou ao fundir os ritmos ancestrais africanos à música erudita. 
Em 1970, por força do governo militar vigente, a Orquestra Afro-Brasileira foi extinta com a destruição de todos os seus instrumentos, causando grande tristeza ao maestro, que faleceu logo em seguida, conforme retratado e registrado em documento oficial da Comissão Nacional da Verdade.
Um nova formação surgiu em 2017 para gravação do CD comemorativo pelos 75 anos de existência. Desde então a orquestra vem se apresentando pelo país.
 Por conta da pandemia, a apresentação, que seria presencial, teve que se tornar um projeto online. A data para a exibição foi escolhida como forma de fazer o público refletir sobre a luta do povo negro ao longo dos séculos e também sobre a discriminação que ainda existe.
 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax