Destaques

Niterói usa produto da China para desinfecção de ruas da cidade

Apoie o PlanetaOsasco
[CMIO]A prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, colocou em prática mais uma medida para conter o avanço do coronavírus na cidade.

A mesma tecnologia de desinfecção usada em cidades chinesas começou a ser aplicada em ruas do município. O trabalho, em paradas de ônibus e bancos onde os moradores sentam, está sendo feito inicialmente em Icaraí, na Rua Coronel Moreira César, onde ocorreu a maior parte dos casos da covid-19.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a decisão de iniciar as medidas profiláticas pelo bairro, deve-se ao fato de a região também ser o local com concentração mais elevada de moradores com idade a partir de 60 anos, além dos casos registrados da doença.

Todo o trabalho de desinfecção utiliza a mesma tecnologia e produto que foram usados na China, o quaternário de amônia de 5ª geração. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.

Rodrigo Neves enfatizou que a ação soma-se a outras que a prefeitura já desenvolve na cidade como forma de conter o avanço do coronavírus.

“É importante ressaltar que a ação já foi desenvolvida em países e cidades que enfrentam a epidemia do coronavírus. Com a técnica, a desinfecção em ambientes externos tem durabilidade de três meses e, em ambientes internos, seis meses. Nesta semana, vamos ampliar o efetivo de pessoas operando as máquinas de sanitização e avaliar, dia após dia, conforme a evolução do ciclo da epidemia dentro da cidade. Acredito que vamos dar uma resposta importante com mais essa iniciativa.”

Após a conclusão da aplicação em Icaraí, as equipes atuarão nas quatro unidades da rede municipal de saúde que são referência para o atendimento dos casos de coronavírus: Hospital Carlos Tortelly, no Centro, Policlínica do Largo da Batalha, na região de Pendotiba, Unidade de Urgência Mário Monteiro, na Região Oceânica, e a Policlínica da Engenhoca, na zona norte da cidade.

O prefeito falou ainda sobre a importância da quarentena e do isolamento social.

“As cidades que adotaram essas medidas foram as que enfrentaram a doença com menos mortes. Já percebemos que, em Niterói, o aumento dos casos tem sido com menos força do que em cidades vizinhas. Iniciamos a terceira etapa desse processo, que começou com o fechamento de teatros, cinemas, depois restaurantes, bares e praias e, agora, todas as atividades econômicas, com exceção de serviços essenciais. Por isso, reforço o apelo para que todos fiquem em casa.”

Ambulâncias

Niterói recebeu nesta segunda-feira (23) três ambulâncias com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A entrega foi feita na unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no bairro do Fonseca. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou a importância do reforço na frota para a retaguarda nos atendimentos.

“As ambulâncias são fundamentais, porque uma das questões decisivas para o tratamento dos casos graves de covid-19 é que, após a entrada na unidade de pronto atendimento, o paciente precisará ser estabilizado e rapidamente transportado para a unidade de referência de tratamento hospitalar. Junto com ambulâncias do Samu, elas possibilitarão agilizar o nosso tempo de resposta”, disse Oliveira.

Coronavírus

Do total de 233 casos da covid-19 registrados no Rio de Janeiro, Niterói tem 10 casos confirmados e um óbito. As outras três mortes no estado ocorreram em Miguel Pereira, Petrópolis e no município do Rio de Janeiro.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax