Destaques

Fiocruz prepara plano de ação para quem está exposto a óleo no Nordeste

A Fiocruz deve elaborar em até um mês, um plano de ação para tratar dos impactos do derramamento de óleo no Nordeste à saúde da população.

O grupo de trabalho composto por pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz, foi instalado nesta terça-feira (5). O foco das ações será a atenção em saúde, principalmente para os pescadores e marisqueiras dos locais afetados, além de grávidas e outros grupos expostos, como aqueles que estão trabalhando na remoção do óleo, o que inclui militares, defesa civil e voluntários.

O pesquisador da Fiocruz Guilherme Franco Netto destaca que um dos objetivos principais é garantir a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde, o SUS, nas regiões atingidas.

Outras medidas que devem ser propostas pelo grupo nos próximos dias são a definição de parâmetros para análise de alimentos com potencial contaminação, exatamente para que haja uma orientação adequada sobre o consumo de pescados; a garantia de segurança alimentar das populações que dependem do mar; estudos de longo prazo na população exposta, além de ações e orientações sobre o manejo e descarte correto do material contaminado, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Guilherme acrescenta que os riscos à saúde exigem ações focadas.

De acordo com a Fiocruz, a exposição a esse material pode provocar irritações na pele, com queimação e inchaço; sintomas respiratórios, dores de cabeça e náusea, além de dores abdominais, vômito e diarreia.

O grupo de trabalho terá como foco, também, a elaboração de uma classificação de risco para as diferentes áreas atingidas, de forma que as ações sejam focadas nas áreas mais críticas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax