Destaques

Estudo mostra o intervalo ideal entre vacinas da Pfizer

Pesquisadores buscam estratégias de vacinação contra a variante delta da covid 19. E um estudo britânico aponta que a diferença de intervalo maior entre as doses do imunizante da Pfizer pode trazer bons resultados.
Segundo o estudo, da Universidade de Oxford, um intervalo maior entre as duas doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 pode garantir mais anticorpos para enfrentar a nova variante Delta. A pesquisa revelou que os níveis de anticorpos neutralizantes contra essa variante ficaram mais fracos depois da primeira dose. Só que, depois da segunda dose, quando o intervalo é maior, a quantidade de anticorpos se torna duas vezes maior.
O pediatra e infectologista Renato Kfouri concorda com a avaliação do estudo britânico, embora ressalte que a covid é nova no cenário da saúde pública, e os resultados ainda estão sendo analisados.
Pela pesquisa, o atraso da dose pode proporcionar imunidade mais duradoura, ainda que signifique uma proteção menor a curto prazo. Em dezembro do ano passado, o Reino Unido estendeu o intervalo entre as doses de vacinas para 12 semanas, que é o utilizado no Brasil. Mas, atualmente, o intervalo recomentado pelos britânicos é de 8 semanas.
Para Renato Kfouri, no caso brasileiro, a distância entre as doses do imunizante da Pfizer, está correta. Isso porque no cenário brasileiro é importante primeiro garantir a primeira dose para a maioria das pessoas por aqui.
O estudo britânico destaca ainda que, além dos anticorpos neutralizantes, os vírus também são combatidos no organismo pelas chamadas células T. Segundo o estudo, no intervalo maior entre as doses, essas células são apoiadas pelas células “T ajudantes”, que fortalecem a memória imunológica.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax