Brasil

Presidente sanciona PL que valoriza carnaval de Acarati (CE) 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (28) um projeto de lei que reconhece o carnaval de Acarati, (CE) como manifestação da cultura nacional. O objetivo da sanção é valorizar a cultura do carnaval na cidade e consolidá-la como destino turístico.

O carnaval de Acarati é uma tradição da cidade cearense e tem grande importância para o turismo e a economia local. Em 2019, cerca de 474 mil pessoas celebraram os festejos em uma única noite e movimentaram a economia local. 
A festa é celebrada principalmente em quatro pontos: Praia de Majorlândia, Praça da Comunicação, Rua Coronel Pompeu e Rua Coronel Alexanzito. Neste último ocorre o “carnaval cultural”, pois faz parte do centro histórico de Acarati, com casarões e sobrados portugueses, da época da colonização, quando a cidade foi um importante polo econômico das charqueadas.

Este acervo de construções do período colonial fez com que a cidade fosse considerada patrimônio histórico e artístico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em 2001.

Capital Nacional das Etnias

Também nesta sexta-feira, o presidente sancionou um projeto de lei que confere o título de Capital Nacional das Etnias à cidade de Ijuí (RS), reconhecendo a diversidade étnica do município. 

A cidade gaúcha teve, no final do século 19, um grande desenvolvimento com a chegada de milhares de imigrantes, atraídos por promessas de liberdade e oportunidades feitas através de propaganda governamental. Apesar de encontrarem uma realidade diferente, muitos se estabeleceram na cidade.

Devido às diferentes etnias e costumes variados, a cidade ficou conhecida como a “Terra das Culturas Diversificadas” e tem em seu calendário de eventos a Festa Nacional das Culturas Diversificadas.


Via Agência Brasil – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo