Destaques

CNC: carnaval deve ajudar a gerar mais de 25 mil empregos temporários

Mais de 25 mil empregos temporários devem ser gerados no país, neste início de ano, estimulados pelo carnaval. A estimativa é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio, com base no aumento das receitas com o turismo no período, que devem alcançar cerca de R$ 8 bilhões.

Esse valor representa o maior volume de receitas desde 2015, de acordo com pesquisa da CNC. A expectativa de aumento dos empregos temporários deu um salto de 2,8% na comparação com 2019.

Segundo o economista da confederação Fábio Bentes confirmada a previsão a oferta de vagas alcançaria, em 2020, o maior contingente de temporários desde 2014, quando a proximidade do carnaval e a Copa do Mundo gerou mais de 55 mil postos de trabalhos temporários no país.

Pela pesquisa, estão em alta as profissões ligadas aos segmentos de alimentação fora do domicílio, transportes e hospedagem.

A estimativa de salário médio é de R$ 1.909,73, 4,2% maior frente a 2019.

O presidente do Clube dos Diretores Lojistas (CDL) do Rio confirma que há um otimismo dos comerciantes no período. Segundo ele, o espírito carnavalesco sempre ajudou o comércio, ainda que os produtos tradicionalmente em alta no período sejam de custo mais baixo, como camisetas, shorts, chinelos, chapéus e adereços.

Aldo Gonçalves, no entanto, avalia que o crescimento com as vendas não é suficiente para se refletir no aumento das vagas de trabalho no período.

Segundo o CDL Rio, a expectativa do comércio carioca é de um incremento de 1,5% nas vendas até o fim do carnaval, em relação ao ano passado. Elas devem ser estimuladas, principalmente, pelo incremento do carnaval de rua, que este ano terá mais de 500 blocos.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo