Destaques

DF recebe 150 mil testes rápidos para detecção da covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu,nesta terça-feira (12), um lote com 150 mil testes rápidos para detecção da covid-19 para serem aplicados na população. Os testes, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram importados da China pela empresa vencedora da licitação para o fornecimento do material.
De acordo com o governo local, com a remessa, o Distrito Federal vai chegar a cerca de 250 mil testes rápidos já comprados e utilizados, contando com os entregues pelo Ministério da Saúde. O objetivo inicial da Secretaria de Saúde era adquirir 560 mil testes rápidos, por meio de dispensa de licitação, como parte das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da covid-19.
Desde o dia 21 de abril, o governo do Distrito Federal atende a população em postos de testagem em massa por drive-thru. Apenas ontem (11), 4.061 pessoas fizeram testes para detecção da doença nos 10 postos montados. Destas, 139 receberam o diagnóstico positivo para Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, foram feitos 59.378 testes e o resultado foi positivo para 602 pessoas.
Os testes são agendados pelo site testa.df.gov.br ou pelo aplicativo e-GDF. O resultado é enviado para o e-mail cadastrado na plataforma. No site, é possível obter informação sobre quantas vagas há em cada local. A atualização ocorre a cada dois dias. Diariamente, são disponibilizadas em média 4 mil vagas nos postos de atendimento e, de acordo com o governo do DF, a procura por testes tem sido alta, com registro de 400 a 500 acessos simultâneos.
A Secretaria de Saúde destaca que a testagem por drive-thru é exclusiva para pessoas sintomáticas, ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado e residam com idosos, e que morem nas regiões administrativas abrangidas pelo local onde o posto está montado. A realização do exame não descarta a necessidade de procurar uma unidade de saúde na ocorrência de sintomas.
O teste rápido é indicado entre o sétimo e décimo dia do início do aparecimento dos sintomas, como febre e tosse. O exame detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus Sars-CoV-2, que causa a covid-19. O resultado sai em até 30 minutos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax