Destaques

Covid-19: São Paulo retoma rodízio tradicional de veículos a partir desta segunda-feira (18)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou que o rodízio tradicional de veículos será retomado nesta segunda-feira (18), com restrição somente nos horários de pico e de carros com finais de 2 placas por dia.

Covas falou que optou pelo fim do rodízio ampliado porque a medida não atingiu o objetivo esperado que era aumentar o índice de isolamento na cidade em mais de 50%.

Na última sexta-feira, dia 15, a taxa de isolamento foi de 48%, subindo apenas 2 pontos percentuais com relação à sexta anterior, dia 08.

Mesmo com a volta do rodízio normal, o prefeito fez um novo apelo para que as pessoas fiquem em casa e disse ainda que, como prefeito, tem poucos recursos para realizar um lockdown, pois não tem o poder de coerção e, além disso, a medida teria que ser tomada de forma conjunta com as outras cidades da região metropolitana, dentro do Comitê de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

O secretário municipal da saúde Edson Aparecido também apresentou novos números: a enfermaria da cidade está com 76% de ocupação e os leitos de UTI estão com 90%.

No começo de abril, a cidade registrava mais de 800 novos casos a cada 24 horas e, ultimamente, tem registrado mais de 3 mil novos casos por dia.

Os números de pessoas que morreram por síndrome respiratória aguda grave subiram de 27, entre janeiro e março de 2019, para mais de 2,8 mil óbitos no mesmo período deste ano.

Além disso, de acordo com pesquisa feita pela prefeitura em parceria com a USP, Unifesp e o laboratório Fleury, em 6 distritos da cidade, apenas 5% das pessoas estão imunizadas contra o vírus, o que demonstra para o secretário que a doença pode avançar ainda mais e trazer colapso ao sistema de saúde da cidade em 15 dias, se não houver aumento na taxa de isolamento.

Outra medida que o prefeito tomou nesse domingo (17) foi enviar um projeto de lei em regime de urgência para antecipar para maio dois feriados municipais de 2020 – o Corpus Christi, de Junho, e a Consciência Negra, de Novembro. Covas ainda irá sugerir ao governador João Dória a antecipação do feriado de 9 de Julho para este mês.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Eduardo Tuma, também presente na coletiva, afirmou que já convocou uma sessão deliberativa extraordinária para esta segunda-feira (18) para deliberar e votar o projeto do prefeito.

A capital registra atualmente mais de 2,7 mil mortes por Covid-19 e mais de 38 mil casos confirmados da doença.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax