Destaques

Conselho de política penitenciária proíbe uso de contêineres para isolar contaminados com a Covid-19

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária proibiu a utilização de contêineres para isolar presos infectados com a Covid-19.

Em reunião na última sexta-feira (16), os conselheiros debateram medidas urgentes para adequar as unidades penitenciárias ao período de pandemia do novo coronavírus. A reunião virtual com os conselheiros durou mais de 3 horas.

O presidente do conselho, César Morales, destacou a vedação expressa ao uso de contêineres em proposta apresentada pelo relator, já em reuniões anteriores.

A proposta dos contêineres apresentada em abril pelo Depen, o Departamento Penitenciário Nacional, foi bastante criticada por organizações da sociedade civil e de direitos humanos.

O Conselho Nacional de Justiça também foi contra e em nota, afirmou que os gestores que adotarem a medida podem incorrer em crime de responsabilidade e estarem sujeitos a outras consequências penais e administrativas.

O texto aprovado será divulgado após a inclusão das sugestões acatadas durante a reunião.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo