Federação Paulista de Futebol vai apresentar nova proposta para retomada do Paulistão
A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta sexta-feira (5) que encaminhará novamente ao Governo do Estado de São Paulo e às prefeituras uma proposta para retomada dos treinamentos em cidades onde as atividades ainda não foram liberadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O assunto foi tratado durante uma videoconferência que reuniu dirigentes da entidade, dos clubes da primeira divisão e de representantes dos sindicatos de atletas e árbitros.
Segundo o comunicado emitido após a reunião, a FPF entende ter protocolos mais rigorosos do que, por exemplo, os que liberam o funcionamento de shoppings no processo de flexibilização da quarentena no estado. Ainda conforme a nota, a volta prevê a testagem dos profissionais envolvidos com o futebol e a retomada gradual dos treinos – inicialmente com atividades individuais e em ambientes abertos. São Paulo é o estado mais afetado pela Covid-19 no país, com mais de 134 mil casos e quase nove mil mortes.
No fim de maio, o governador João Doria estabeleceu que a retomada de atividades em São Paulo, a partir de junho, seria feita em cinco fases, conforme a situação de cada região do estado, atualizadas a cada duas semanas – quanto mais avançada a etapa, maior a flexibilização. A Federação espera uma resposta do Governo do Estado até a próxima terça-feira (9), quando será a próxima reunião da entidade.
A Série A-1, como é chamada a primeira divisão do Campeonato Paulista, está paralisada desde 16 de março, após a vitória do Guarani sobre a Ponte Preta por 3 a 2, em clássico disputado em Campinas (SP), com portões fechados. A competição foi suspensa na 10ª rodada, restando duas para o término da primeira fase. A FPF defende que o torneio será finalizado “dentro de campo”.