Destaques

Programa Futuras Cientistas estimula vivência científica e a pesquisa

Produção de cosméticos e alimentos, germinação de leguminosas, estudos sobre epidemias e até a construção de um bicicletário, esses foram alguns dos experimentos científicos realizados por alunas e professoras do ensino médio de escolas da rede pública de Pernambuco durante o recesso escolar.
Elas foram selecionadas para a 7ª edição do programa ‘Futuras Cientistas’, criado para estimular o interesse e a participação de mulheres nas ciências e carreiras científicas por meio do contato com pesquisadores de universidades públicas.
Durante 12 dias de imersão científica virtual, as participantes, ao todo 20 estudantes e 10 professoras transformaram suas casas em laboratórios, analisaram dados e concluíram experimentos nas áreas de química, física, matemática e engenharia.
O programa ‘Futuras Cientistas” é promovido pelo Cetene, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com o apoio das Secretarias de Educação e da Mulher do Estado de Pernambuco e do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife.
A estudante Lais Kaylane destacou que nada impede às mulheres de terem uma carreira de êxito como cientistas Ela destacou a importância de aumentar a representatividade feminina nesses espaços. 
Já a professora Camila Silva ressaltou que o curso possibilitou a prática de experimentos científicos, e que, diferente do estímulo que ela recebeu quando foi estudante, ela pretende levar essa prática para sala de aula. 
Como primeiro passo para a vida acadêmica de estudantes que estão encerrando o ensino médio, o programa Futuras Cientistas possibilitou às estudantes, segundo o Cetene, a vivência da rotina de cientistas, e às professoras a renovação de seus conhecimentos. Para os próximos anos, o programa pode ser expandido para outros estados do Nordeste. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax