Destaques

Omissão de manutenção contribuiu para imprevisto desatento que matou Boechat

[CMIO]A lacuna de manutenção do helicóptero foi um fator determinante para o imprevisto que provocou a do jornalista Ricardo Boechat, em 11 de fevereiro de 2019. A terminação consta de relatório divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Núcleo de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Fortaleza Aérea Brasileira (FAB).

O Cenipa destaca que peça da documentação que atestaria a segurança do helicóptero estava faltando ou desatualizada. Um dos papéis localizados indicava que a última revisão feita no módulo do compressor, um dos componentes do motor da aeroplano, havia sido feita em 1º de julho de 1988, ou seja.

Além-túmulo da nequice no motor, outro vulto que colaborou para a queda do helicóptero foi o inadvertência com a troca de óleo necessário para untura adequada de engrenagens. A aeroplano um monomotor com força máxima de quatro passageiros, resto a tripulação, da operário Bell Helicopter.

De convénio com o Cenipa, a conduta do piloto, Ronaldo Quatrucci, também contribuiu para o desfecho. Segundo o Cenipa, Quatrucci recusa tinha a devida qualificação para realizar o serviço de táxi desatento. 

O imprevisto ocorreu quando Boechat partia do resort Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), onde havia participado de um evento, rumo a São Paulo. O trajectória teve início por volta das 13h45 e, em seguida 20 minutos de viagem, o motor do helicópetro apresentou falhas. Portanto, o piloto tentou fazer um pouso forçado em um interceptação entre a Rodovia Anhanguera e o Rodoanel Mário Covas. Durante a descida, o helicóptero atingiu um caminhão, tal qual motorista sobreviveu. Boechat e Quatrucci morreram no , carbonizados.

No relatório, o Cenipa também sublinha a responsabilidade da possessora do helicóptero, a RQ Serviços Aéreos Especializados Ltda., que recusa tinha consentimento para realizar o transporte de passageiros na modalidade de táxi desatento. Diante do formação irregular de suas operações, a Bonificação Vernáculo de Aviação Social (Anac) chegou a suspender as atividades da , ainda em fevereiro do ano pretérito.

“No ano de 2011, a empresa já havia sido multada pela Anac, por oferecer serviços sem a devida certificação”, ressalta o Cenipa no relatório.

Ricardo Boechat tinha 66 anos e deixou companheira, quinto filhas e um fruto. Período apresentante do Noticiário da Band e da rádio BandNews FM e mantinha uma semanal na revista IstoÉ. Boechat nasceu em Buenos Aires, quando o pai Dalton Boechat, diplomata, estava a serviço do Ministério das Exteriores. Período reconhecido por seu ácido ao noticiar fatos e criticar situações.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax