Destaques

Sequenciamento do coronavírus será feito em todo território Nacional

A Fiocruz, que está sequenciando amostras do novo coronavírus, em apenas 3 laboratórios de estados diferentes, vai expandir essa ação para todo o território nacional. 
A ideia é ampliar o monitoramento das variantes do vírus que possam surgir no país, já que uma das características do coronavírus é a alta capacidade de produzir mutações em suas estruturas genéticas.
Esses dados serão importantes para o avanço em pesquisa e desenvolvimento de possíveis vacinas e medicamentos.
A Rede Genômica, Fiocruz, reúne cerca de 100 pesquisadores de diversas unidades. Durante a pandemia, o foco principal do trabalho desses cientistas tem sido o estudo do genoma do vírus causador da Covid-19, e o acompanhamento de suas mutações genéticas.
O grupo participa da iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus. 
Até agora, foram realizados cerca de 3.600 sequenciamentos do genoma do coronavírus no Brasil, sendo São Paulo o estado com o maior número de amostras, mais de 1.000.
Mais de 60 linhagens diferentes do vírus já foram encontradas, com predominância de 2 que circulam no Brasil desde março.
Dessas 2 linhagens, já surgiram variantes, como no Amazonas, que já é responsável por mais de 91% das infecções no estado. Essa mesma variante também já foi detectada em mais seis estados: Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax