Destaques

Pesquisa revela que a mulher absorve mais o aumento de trabalho doméstico na pandemia

Pesquisa do Observatório Febraban, da Federação Brasileira dos Bancos, e do Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas Econômicas (Ipespe), com chefes de família, revela que a 56% das mulheres estão chefiando o orçamento da casa; 49% das famílias relataram aumento na carga de trabalho doméstico, mas foram as mulheres que mais absorveram esse aumento.

São elas que, majoritariamente, limpam a casa: 68% contra 23% dos homens, preparam as refeições, 68% a 24% e acompanham a vida escolar dos filhos, 71% a 19%.

E, pelo relato das mulheres, a divisão das tarefas domésticas parece ser ainda mais desigual; 2% das mulheres relatam que os homens limpam a casa e 18% dividem essa tarefa, igualmente 3% dizem que o companheiro prepara as refeições e 16% relatam que dividem essa tarefa igualmente. E 6% dizem que o companheiro acompanha a vida escolar do filho.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, há estudos que relacionam uma melhor divisão das tarefas domésticos entre o casal e a felicidade dentro do lar. Por isso, ele vê nessa pesquisa uma percepção dos casais na evolução na divisão das tarefas domésticas na medida em que não houve aumento nas brigas domésticas, conforme registrou a pesquisa.

O estudo revela ainda que a expectativa dos chefes de família sobre a vida após a pandemia está profundamente marcada pela ideia de mudança. Mais da metade preveem que os hábitos de suas famílias não serão os mesmos quanto à forma de estudar, de trabalhar e de fazer compras.

Além disso, no pós-pandemia, a grande maioria dos entrevistados acha que 67% dos entrevistados acreditam que suas famílias irão dedicar maior atenção à saúde e 42% vai aumentar a prática de exercícios físicos.

No entanto, para o futuro há pessimismo no mercado de trabalho:  54% acreditam que haverá demissão ou redução do número de funcionários nas empresas em que eles ou seus familiares trabalham e 48% preveem a redução da remuneração ou renda.

A pesquisa Observatório da Febraban foi realizada entre os dias 7 e 15 de julho com 1.500 famílias em todas as regiões do Brasil.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax