Destaques

Emprego formal tem menor queda desde a pandemia com quase 11 mil vagas fechadas

Apoie o PlanetaOsasco

O Brasil fechou, em junho de 2020, 10.984 vagas de emprego com carteira assinada. Apesar do saldo negativo na criação de empregos, este é o melhor resultado desde o início da pandemia. Em maio, o país havia fechado mais de 350 mil vagas com carteira assinada. O pior número foi em abril, quando mais de 918 mil vagas formais foram encerradas no país. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, comemorou os dados de junho.

No acumulado entre janeiro e junho de 2020, o Brasil perdeu mais de 1 milhão e 198 mil vagas de emprego com carteira assinada. Esse saldo é pior do que no mesmo período de 2015 e 2016 somados, anos que o país registrou uma queda de mais de 7% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos  os bens e serviços produzidos no país.
Com isso, o país terminou o mês de junho deste ano com mais de 37 milhões e 611 mil vagas de trabalho com carteira assinada, 3% a menos que no mesmo mês de 2019.

As regiões Norte, Centro-Oeste e Sul registraram um saldo positivo na criação de postos de trabalho em junho, contra uma redução nas regiões Sudeste e Nordeste. Já nos meses de março, abril e maio, os três primeiros da pandemia, todas as regiões haviam registrado mais demissões que contratações de carteira assinada.

Em relação às atividades econômicas, o setor dos serviços foi o mais atingido pela pandemia. No acumulado de janeiro a junho, foram mais de 507 mil vagas fechadas no segmento. Em seguida, vem os setores do comércio e da indústria entre os mais atingidos pela crise do novo coronavírus.

A construção civil sofreu um impacto menor, com 32 mil postos de trabalho encerrados. A agropecuária foi o único setor que registrou aumento no número de postos de trabalho neste ano, com mais de 62 mil vagas criadas no primeiro semestre do ano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax