Destaques

Anvisa flexibiliza regras para importação de vacinas contra covid-19

A Anvisa publicou, nesta terça-feira, nova norma que flexibiliza regras para tornar mais rápida a importação de vacinas contra a covid-19. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária justificou que a medida era necessária devido ao aumento no volume de importações de insumos e imunizantes usados no combate à pandemia.
O processo, agora, passa a ter procedimentos específicos. Com isso, a Anvisa terá que se pronunciar em até 48 horas após o pedido de importação. Além disso, serão dispensadas as apresentações de alguns documentos exigidos no trâmite normal para importação desses produtos.
Outra mudança, para agilizar a importação, é a possibilidade de análise do pedido com o envio de um e-mail, antes mesmo da inclusão do processo no sistema oficial da Anvisa, desde que a mensagem seja antes da chegada da carga ao Brasil.
A norma também flexibiliza os documentos exigidos na chegada das remessas de imunizantes ao país, como o “termo de guarda e responsabilidade”. Os produtores vão poder assinar um termo de compromisso de que as informações requisitadas vão ser entregues antes do uso das vacinas.
A Anvisa também informou, nesta terça-feira, que decidiu ampliar o prazo de validade da Covishield, fabricada pela indiana Serum e importada pela Fiocruz.  Agora, quando armazenada entre dois e menos oito graus Celsius, a validade será esticada de seis para nove meses.
Essa extensão do prazo foi concedida também pela OMS – Organização Mundial de Saúde após aprovação realizada pelo  laboratório da Índia, que é responsável pelo controle nacional dos imunobiológicos destinados ao uso humano.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax