Destaques

Apagão no Amapá: fibra é retomada em algumas regiões

O Ministério de Minas e Pulso (MME) informou hoje (7) que o sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede de Transmissão do Sistema Interligado Pátrio (SIN), posteriormente terem sido concluídos os reparos em um dos transformadores da Subestação Macapá durante a matina. Com isso, segundo reparação divulgada pela pasta, o troco do proporcionação de fibra será gradativo, “prezando pela segurança e confiabilidade do atendimento de energia elétrica aos consumidores”.
Por volta das 9h30, o ministro Bento Albuquerque iniciou reunião com agentes do setor elétrico visando o restabelecimento da fibra. “A eletricidade já começa a chegar na casa dos amapaenses”, informou o ministério.

Segundo o ministério, estão atendidos 80 MW de cargas, o que representa de 33% da peso típica para o horário, de 240 MW. “A tomada de carga pela rede de distribuição é feita gradativamente, com necessidade de manobras em campo, levando um tempo natural para aumento da carga”, disse reparação da pasta.
Premência
Neste sexta-feira (6), o governo do Amapá decretou situação de devido ao apagão que deixou grande do nível às escuras desde a noite de terça-feira (3). Segundo o MME, 14 dos 16 municípios amapaenses foram afetados pela omissão de fibra elétrica.  
O de fibra foi causado por um questão que, do automático nas linhas de transmissão Laranjal/Macapá, causou um incêndio em um transformador da subestação da , Macapá. O MME criou um gabinete de gestão de , com participação de agentes do setor, uma vez que o Operador Pátrio do Sistema Elétrico (ONS), a Comissão Pátrio de Pulso Elétrica (Aneel), a Eletrobrás e a LMTE (concessionária da risco de transmissão), para resolver a situação.
De convenção com a ONS, o transformador que pegou queimada pertence à estabelecimento concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Pulso (LMTE), controlada pela espanhola Isolux, e foi totalmente destruído. Porquê outros dois equipamentos também foram danificados, recusa houve de das peças para religamento da subestação.
Também nesta sexta-feira,  o MME publicou a Portaria 406 que autoriza a , “de forma célere, excepcional e temporária”, de proliferação de fibra elétrica no montante de até 150 MW, no Amapá, por até 180 existência ou em termo subordinado, quando houver pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) de satisfatória de recebimento ao .
Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse, ontem à noite, que uma time enviada ao Amapá estava fazendo a peneiração do óleo de um transformador, procedimento que seria concluído nesta matina. “Com o óleo estando em condições, o gerador será colocado em funcionamento, e entrará em operação paulatinamente”, disse o presidente. Segundo ele, “o abastecimento de água já foi normalizado e todos os hospitais já estão com energia”.

Governo
No entanto, contatado pela Comissão Brasil, o governo do Amapá informou que por volta das 5h, alguns locais começaram a receber fibra, “mas a retomada está bastante limitada e não há, ainda, previsão da normalização dos serviços de água e luz”. Segundo a assessoria, algumas localidades estão há 80 horas sem fibra.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, disse pelas redes sociais que irá hoje ao nível seguir de perto os trabalhos para o reestabelecimento da fibra.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax