Destaques

Bolsonaro entra com ação no STF questionando inquérito das fake news

O ministro Edson Fachin será o relator da ação do presidente Jair Bolsonaro que questiona a legalidade do inquérito das fake news. 
Na chamada  ADPF – Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, Bolsonaro afirma que as decisões do relator, ministro Alexandre de Moraes, estão contrariando as liberdades individuais e os princípios constitucionais.
O presidente contesta a forma como a investigação foi aberta, sem o aval da Procuradoria Geral da República, e pede a suspensão do inquérito, em caráter liminar, até o julgamento da ADPF.
O inquérito das fake news apura a divulgação de notícias tidas como falsas e ameaças contra integrantes da Corte.
A ação aberta pelo presidente também é assinada pelo advogado-geral da União (AGU), Bruno Bianco. De acordo com o documento, as medidas adotadas pelo relator do inquérito, ministro Alexandre de Moares, causam “desconforto jurídico” naqueles que acompanham a tramitação.
No documento enviado ao Supremo, a AGU  cita algumas decisões da corte, como a remoção de conteúdo jornalístico mencionando de ministro do STF e prisão de parlamentar por críticas a ministros do STF em mídias sociais.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax