Osasco

Osasco inaugura memorial em homenagem às vítimas do amianto

 Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanza Cazarini

As obras do memorial em homenagem às vítimas do amianto, em Osasco, seguem a todo vapor. A cerimônia de inauguração acontecerá nesse sábado, 10/12, às 10h, na Praça do Expedicionário Mário Buratti, no Centro. O evento é aberto ao público. Delegações de outros estados brasileiros e de outros países que também lutam pelo banimento do amianto estão confirmadas.

O local foi pensado justamente porque fica nas proximidades de onde se situava a maior das unidades da multinacional suíça Eternit (produtora de telhas, caixas d’água etc.) e que permaneceu na cidade por 56 anos (1937 a 1993).

As equipes de Serviços e Obras, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) seguem trabalhando na finalização dos últimos detalhes.

Já foram construídos os dois canteiros, um contendo flores dracena e kalanchoe, no outro, cristas de galo e cinco conjuntos de arbustos variados, além do plantio de 30 ipês amarelos e 19 primaveras, novo calçamento e colocação de gramado. A parte elétrica para iluminação do monumento está concluída, assim como a fundação da base.

O artista plástico brasilense Wagner Hermusch, que assina a obra, acompanha os preparativos e auxiliará as equipes na montagem do memorial.

A parte de baixo do Viaduto Guerino Spitaletti, ao lado da praça, recebeu urbanização, com implantação de passagem para melhor fluxo de pedestres e novo paisagismo.

O memorial denominado “Árvore-Pulmão” contará com um painel com nomes das mais de 600 pessoas que tiveram exposição do amianto e morreram em virtude das doenças provocadas pela fibra mortal do mineral cancerígeno.

A iniciativa é uma ação da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), em parceria com a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA).

Serviço

Cerimônia de inauguração do Memorial das Vítimas do Amianto

Dia: 10/12

Horário: 10h

Local: Praça Expedicionário Mário Buratti, próximo ao terminal de ônibus do Largo de Osasco.

Este conteúdo oficial foi verificado por RJ983

Fonte Oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo