Brasil

COI condena “violação da trégua olímpica” após Rússia invadir Ucrânia

O Comitê Olímpico Internacional (COI) condenou a Rússia por invadir a Ucrânia nesta quinta-feira (24, dizendo que o governo russo violou a Trégua Olímpica em vigor, que visa aproveitar o poder do esporte para promover a paz e o diálogo.

A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia por terra, ar e mar nesta quinta-feira, o maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A Trégua Olímpica, que começou sete dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 4 de fevereiro, termina sete dias após o encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 4 a 13 de março.

“O Comitê Olímpico Internacional condena veementemente a violação da Trégua Olímpica pelo governo russo”, afirmou em comunicado. “A respectiva resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU em 2 de dezembro de 2021 por consenso de todos os 193 Estados-membros da ONU.”

A resolução pede aos Estados membros que cooperem com o COI e o Comitê Paralímpico Internacional “para usar o esporte como uma ferramenta para promover a paz, o diálogo e a reconciliação”.

O COI disse que seu presidente, Thomas Bach, reiterou seu pedido de paz. Bach pediu às nações que “deem uma chance à paz” na cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno no início deste mês.

* É proibida a reprodução deste conteúdo. 


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo