Manchetes
Menor arrecadação pode levar Lapas a anunciar fim de subprefeituras e do novo paço
Editorial – Nem foram erguidas e as subprefeituras na Zona Norte e Sul da cidade parecem com os dias contados, bem como o novo Paço Municipal.
Segundo informe oficial, a Prefeitura de Osasco promoverá no próximo dia 09 de dezembro, por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU), uma Audiência Pública com o objetivo de discutir e aprovar alterações na Lei 203/2010, que instituiu a Operação Urbana Consorciada Tietê II (OUC – Tietê II).
Tecnicamente, essa etapa do projeto prevê ações no Bonfim e arredores do Rochdalle; no entanto, o impacto da audiência pública (realizada em meio a uma crise) certamente terá reverberação nas outras etapas do projeto e também na ideia amplamente questionada da necessidade de duas subprefeituras em Osasco.
Com 63km², ter três sedes de prefeitura parece um contrassenso, principalmente em tempos difíceis para manter o equilíbrio financeiro de uma cidade.
Aparentemente, o momento conturbado da economia em todo o país e a queda de arrecadação no município de Osasco poderá mudar os planos iniciais da ‘OUC – Tietê II’.
Além disso, juridicamente a prefeitura sofreu um revés no plano de início das obras para o novo Paço Municipal, no terreno da antiga Hervy, interrompendo as obras.
A audiência pública marcada para o dia 09 poderá ser o começo do fim do projeto do novo Paço e das Subprefeituras, uma vez que a discussão política no entorno dos dois projetos arrefeceu os ânimos tanto das construtoras quanto do governo.
Arrecadação em baixa, projeção de tempos difíceis e irregularidades no projeto denunciam que as chances de Osasco ter um Paço Municipal faraônico são cada vez mais remotas.
Editorial PlanetaOsasco.com