Destaques

TRE do RJ confirma condenação de Anthony Garotinho

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro confirmou a condenação do ex-governador Anthony Garotinho pelos crimes de corrupção eleitoral, associação criminosa, supressão de documento público e coação no curso do processo. A decisão unânime também elevou a pena de Garotinho para 13 anos e 9 meses de prisão e o tornou inelegível até 2029.Inicialmente, ele havia sido recebido condenação de 9 anos e 11 meses, proferida pela Justiça Eleitoral de Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense, mas o Ministério Público Eleitoral pediu o aumento da punição, e foi acatado em 2 instância.Esse processo se refere à Operação Chequinho, que denunciou Garotinho por utilizar o programa social Cheque Cidadão, da prefeitura de Campos, para comprar votos. De acordo com o MP Eleitoral, de maio a agosto de 2016, o número de novos beneficiários do programa aumentou em mais de 17 mil. E parte dos contemplados sequer constava nas listas oficiais de controle, nem atendia aos critérios da legislação municipal.Naquele ano eleitoral, a prefeita de Campos era a esposa de Garotinho, Rosinha Matheus, e ele atuava como secretário municipal de Governo.O objetivo era favorecer aliados que concorriam por uma vaga na Câmara de Vereadores. A prefeitura então concedia o benefício, voltado a famílias de baixa renda, em troca do compromisso dos eleitores de votar nos candidatos indicados.A defesa de Antony Garotinho foi procurada mas não retornou até o fechamento desta reportagem.Em um programa de rádio que o ex-governador apresenta diariamente, ele afirmou nesta sexta-feira (05) que foi julgado sem a presença do seu advogado, que está em tratamento para covid-19, e que vai recorrer da decisão aos tribunais superiores.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax