Qual razão para o governo de Israel praticar terrorismo?
Israel reage de forma desproporcional em Gaza e -novamente- com sua diplomacia. O porta-voz do governo Israelense disse que o Brasil é um 'anão diplomático', que desproporcionalidade era 7×1, entre outras colocações estranhas para um diplomata.
A resposta do governo brasileiro não poderia ser melhor; afirmando que Israel é um amigo e amigos podem discordar. Pareceu pouco? Mas muito acertado.
A razão dessa reação de Israel parece óbvia: afastar o Brasil de uma possível negociação de paz.
Sempre me pareceu estranho a comunidade internacional acreditar que o melhor mediador para esse conflito seja os EUA; Financiador e apoiador incondicional de Israel, atacante de diversas regiões árabes, curdas, num conflito onde sua postura soft só existe para um lado…
O problema de Israel é que a mediação desse conflito não pode passar para outra diplomacia, permitindo que a visão do conflito seja alterada para qualquer coisa mais próxima da realidade.
Nesse ponto, especificamente nesse ponto, o Brasil poderia desempenhar um papel histórico e único, onde a mediação do conflito se daria por um país sem interesses diretos em nenhum dos dois lados do conflito.
E é por isso que o porta-voz israelense falou em tom jocoso e, ao mesmo tempo, agressivo. O maior medo é a mediação por algum país que não se chame Estados Unidos da América.
Enquanto isso, bombas caem em Gaza matando mais crianças, mulheres, idosos, etc…