EITA…
Opinião do Marco Aurélio
Canteiro Central da Avenida dos Autonomistas.
Eita… Esta semana, o prefeito de Osasco recomeçou as obras do novo Paço Municipal, que foi pensado e planejado pelo Emidio em 2012, teve a área desapropriada pelo Lapas em 2014 com o respectivo início das obras. E que, agora, depois de 13 meses de governo, foi recomeçado pelo prefeito, que antes queria transformar a obra num hospital.
Eita… Na semana do aniversário de Osasco, que completou 56 anos, a prefeitura requentou várias obras, mas esqueceu ou fingiu esquecer que o mato cresceu muito em toda a cidade e continua sem ser cortado; é só a gente andar pela cidade para ver; a avenida dos Autonomistas é um bom exemplo. Sem contar a vacina contra a febre amarela; a cidade vacinou pouco mais de 52 mil pessoas, num município de 700 mil habitantes. Sem contar, os cemitérios abandonados, que nos transformaram na nova Sucupira. Sem contar, as escolas municipais todas pichadas e com cara de abandono. Sem contar, o plano dos 100 km de asfalto que parece não convencer ninguém.
Eita…Na semana passada, duas pessoas que se dizem jornalistas mas são empregadas do poder público municipal, decidiram retirar do grupo Watts, os profissionais que tem visões críticas sobre diversos assuntos. Não é ironia, mas os dois parecem o pessoal da Escola Sem Partido. Querem fingir que está tudo bem; pobre prefeito… que acredita neles.
Eita…As escolas estaduais de São Paulo fecham suas salas e o governo do Estado acha tudo normal. No estado são mais de 1000 salas, em Osasco são 82 salas fechadas, mas a Diretoria de Ensino disse ao Jornal Giro, que há baixa procura; acreditem, se quiserem!!! Mesmo assim, professores não reagem e o Ensino Médio continua ruim sem ser universalizado, como o Brasil sempre espera. A rede pública no Brasil deixa 3 milhões de alunos fora da escola em idade de Ensino Médio (fonte: Ministério da Educação). 62% de todos os alunos fora da escola, segundo a organização Todos Pela Educação. Esse é O Brasil que temos, não o que queremos.
Eita…O governo Temer quer privatizar a reserva aquífera Guarani e deixar a Coca-Cola ou Nestle cuidar. Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil elaboram a anos um marco legal e técnico de gestão e conservação da área. O Brasil tem 2/3 de toda a área de 1,2 milhões de km 2. Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados que compõem o aquífero. Ironia dos tempos: Michel Temer, no entanto, diz que “não há um sistema de concessão para mais de 100 anos”.
Eita…O governo federal insiste em vender a Embraer para a Boeing. O processo chegou nas mídias em dezembro de 2017. A Boeing quer entrar no mercado regional de aviões. Já o governo acredita fielmente no velho Consenso de Washington.
Eita…Temer desistiu da Reforma da Previdência, mas agora coloca o exército nas ruas do Rio de Janeiro. E o povo assiste tudo na rede Globo. Ai meu Deus!!!
Eita…Os conservadores, que apoiaram e apoiam o golpe de abril de 2016, procuram desesperadamente um candidato para virar presidente do Brasil, que consiga apagar da memória do povo o sucesso do presidente LULA. FHC tentou até Luciano Huck, depois falou no dono das lojas Riachuelo, agora elogia o Alckmin, o governador que fecha salas de aula, vai na tevê prometer aumento para os professores, mente e não dá nada.
Eita…A Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo, a que cuida da SABESP, quer trazer de volta o gatilho para aumentar a tarifa de água no estado.
Eita… O Jornal Estado de São Paulo, que escrevia receitas de bolo em protesto contra a censura da Ditadura Militar, insiste em criticar a Constituição de 1988. Não sabe o que está fazendo ou sabe.
Eita… Precisamos de um Brasil, que inclua mais e combata de verdade todas as nossas desigualdades sociais.
Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista e professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.